terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O que cada tipo de sapato pode causar no seu pé

As mulheres têm a fama de serem loucas por sapatos. A maioria delas, inclusive, faz questão de ter vários pares diferentes para as mais variadas ocasiões: saltos para baladas e eventos especiais; rasteirinha e sapatilha para o dia a dia; plataforma e scarpin para sair, entre outros tipos de calçados.
Mas, é interessante se atentar ao fato de que alguns modelos de sapato, se usados de forma excessiva, por longos períodos, podem causar problemas – que vão além de um simples desconforto – aos pés das mulheres.
Confira abaixo quais são esses problemas e lembre-se que, na hora da compra de um sapato, a questão estética deve ser colocada em segundo lugar, pois, o fundamental mesmo é que o calçado proporcione conforto.
1- Sandália Salto Plataforma 
Diferentemente das sandálias de salto alto, a plataforma é vista pela maioria das mulheres como uma opção confortável. Mas, ainda assim, se usada por muito tempo e com frequência, ela pode causar alguns problema aos pés da mulher.
“Isso depende muito do tamanho do salto… Maiores do que cinco centímetros, por exemplo, já alteram a distribuição de carga”, destaca o ortopedista Mauricio de Moraes.
Além disso, caso a plataforma seja muito alta, a mulher corre o risco de, após um passo em falso, torcer o tornozelo. Por isso, por mais que seja confortável, esse tipo de salto também exige cuidados!
2- Salto Fino

Não há como negar: os saltos altos e finos são lindos e fazem muito sucesso entre as mulheres. Eles são comumente vistos em sandálias, especialmente nas mais sociais – ideias para eventos chiques – e deixam qualquer mulher superelegante.
Mas, vale destacar que eles não devem ser usados por um longo período de tempo. Mauricio de Moraes, ortopedista do Hospital Leforte, explica que, se usados com muita frequência, sandálias e outros sapatos com salto alto e fino podem causar problemas aos pés da mulher. “Isso porque o salto transmite carga maior para pontos isolados, não distribuindo pelo pé todo, como seria o normal”, diz.
Além disso, caso a mulher não seja muito acostumada com saltos altos e finos, é bastante perigoso ela torcer o pé e até cair com esse tipo de sapato.
Por isso, fica a dica: utilize salto alto e fino somente em ocasiões especiais e, na hora da compra, não leve em conta só a questão estética, lembre-se de optar por um modelo de sandália que faça você se sentir bem.
3- Sapatilhas 

As sapatilhas são bastante usadas pelas mulheres e vistas pela maioria delas como um sapato extremamente confortável.
Porém, o ortopedista Mauricio de Moraes alerta que, apesar de confortáveis, “normalmente as sapatilhas têm soladas com pouco poder de absorção, podendo transmitir carga elevada ao pé, causando dor”.
Muitas mulheres sentem ainda que seus pés ficam extremamente “apertados” dentro de uma sapatilha, o que pode causar bolhas e problemas nas unhas.
Ou seja, é tudo uma questão de opinião! Se for adepta das sapatilhas, opte por modelos que realmente fiquem confortáveis no seu pé e, ainda assim, não exagere no uso.

E os outros modelos, adivinhem? fica para uma próxima publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário